Texto do Dia

"Os leitores extraem dos livros, consoante o seu carácter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno."
 FriedrichNietzsche 




Coloco aqui trechos de livros que marcaram, de algum modo, minha vida e que, lendo-os, espelhei-me, fez-me pensar e reconsiderar, levantar dúvidas e  querer pesquisar. Os livros nos ajudam na observação do mundo, em sociedade ou fora dela; nos orientam a pensar, exercitar a mente e escolher caminhos, ou seja, é um instrumento para entendermos o que por nós mesmos não pudemos antes compreender. Sentir prazer na leitura é caminhar por uma estrada de autodescoberta importante para que possamos evoluir, treinar nossos sentimentos, educar nossas mentes. Nunca é tarde para se começar. O grande filósofo Sócrates dizia: "Conhece-te a ti mesmo"; quer dizer que, para podermos melhorar, precisamos conhecer a nós mesmos. E nos conhecendo melhor, compreenderemos melhor o mundo e nele viveremos melhor.

        Até o momento, os primeiros textos do blog são de obras do Espiritismo Kardecista, por ser o campo espiritual de meu maior conhecimento, e o tema que mais leio. Porém, haverá outros textos, independente da religião a que pertençam. Admiro muito as pessoas que se esforçam em ser boas, justas, pois é um desafio diário individual enquanto estivermos aqui, na Terra. No mundo espiritual as coisas mudam (ou não), pois devemos enfrentar nossa própria consciência e o que dela resultou. Chico Xavier dizia que o Espiritismo não é a melhor religião do mundo; que a melhor religião é o amor. Um ateu pode não crer em Deus, como O entendemos, ou talvez duvide de Sua existência, mas ele está junto de Deus se estiver servindo ao Bem; há que se respeitar a sua escolha, mas nada o impede de amar o próximo, ser honesto e verdadeiro, estender sua mão a alguém necessitado, quando necessário. Um simples sorriso é o suficiente para iluminar o coração de alguém. Amar é mais fácil e simples do que pensamos. Quanto a Deus e a religião, Ele o é Criador de tudo e de todos e só quer resgatar seus filhos dos enganos, nos "religar" a Ele para que voltemos à luz e aprendamos a semear a paz, a alegria e para que amemos e respeitemos nosso próximo como gostaríamos de ser amados e respeitados, pois todos nós somos iguais perante o Eterno. A essa altura vocês podem estar pensando: "Mas se ela procura todo esse lado espiritual, por que cargas d'água colocou a citação de um filósofo ateu na página?" Ah, gente, essa é símplsss... Em primeiro lugar, Nietzsche também é filho de Deus, mesmo que não acreditasse nisso; e em segundo lugar, a citação está correta, não?

        Eu não resisto a um blá blá blá, mas a seguir estão os links dos textos que vocês podem ler de acordo com a sua preferência. Estes textos são trechos de livros da minha biblioteca pessoal, porém aqueles que queiram sugerir outros para postar, fiquem à vontade. Ao final de cada texto, está a referência bibliográfica de cada livro a que o texto pertence.
  1. Maria, Jesus e o Terceiro Milênio
  2. Mensagem de Modesta sobre Orgulho e Humildade
  3. Cacho de Bananas

Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine e contribua com suas ideias e sugestões para que possamos interagir.